(Click na imagem para visualizá-la melhor)
O estudo da atmosfera e de seus fenômenos são enfocados sob o ponto de vista físico, sendo denominado Meteorologia, a qual está dividida em dois ramos: Meteorologia propriamente dita e Climatologia. A Meteorologia tem por fundamento as leis físicas e a Climatologia a localização, estando sob o domínio da geografia.
OBS: AGENTES E ELEMENTOS
Os elementos climáticos variam no tempo e no espaço e são influenciados pelos fatores climáticos. Os fatores são agentes que determinam, em cada ponto, o regime vigente para cada elemento climático. Como elemento climático pode-se destacar: a radiação solar, a temperatura e umidade do ar, a pressão atmosférica, a precipitação, a evaporação, a evapotranspiração, a nebulosidade e o vento.
Descrição estática, expressando as condições médias do seqüenciamento do tempo meteorológico. Mede-se primeiro as condições instantâneas da atmosfera (Tempo) de um local por vários anos e, posteriormente, estima-se qual deve ser a condição média (provável), ou seja, o CLIMA.
Dentro de uma metodologia puramente didática podemos reunir os principais FATORES climáticos em três grandes categorias: astronômicos (atuam periòdicamente), geográficos ( são fixos e invariáveis) e meteorológicos (atuam, em grande parte, de modo aleatório). Podem ser subdivididos em:
Astronômicos: movimentos de rotação e translação; estações do ano; energia solar e latitude.
Geográficos: distribuição dos continentes e mares; altitude e relevo; cobertura vegetal e natureza do solo; correntes oceânicas.
Meteorológicos: atmosfera da Terra e circulação geral da atmosfera.
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
LATITUDE
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
ALTITUDE/ RELEVO
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
O QUE É GRADIENTE ADIABÁTICO
ALTITUDE/ RELEVO - Gradiente adiabático seco
(Se resfriam mais rápido em lugar mais seco)
a temp. do ar diminui aproximadamente 10°C / 1Km a 0,98°C / 100m
ALTITUDE/ RELEVO - Gradiente adiabático úmido (Saturado)
(Ar se resfria devagar em lugar únido)
A temp. diminui aproximadamente a 6,0 °C / 1Km ou 1,0°C /100m
Ex: Ocorre na atmosféra da Amazônia
Ilustração Gradiente adiabático seco X Gradiente adiabático úmido (Saturado)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
Porque na atmosfera seca, a temperatura decai rapidamente.
Vapor d`H2O = H2O + Energia
Condensação = Vapor => Líquido
OBS: Perde ou libera energia para a atmosfera. Essa liberação de energia faz aquecer o meio.
Ilustração em imagem sobre o esquema acima.
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
OBS: ALBERDO = Poder refletor de uma superfície (Neve, Gelo, Areia da praia, etc) - (Tipo de absorção da radiação solar.)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
Na ZCIT
* Os ventos alíseos de SE (HS) e de NE (HN) convergem,
* formando áreas de baixa pressão (L), que mostram a posição do Equador Térmico, o que favorece a formação de nuvens e precipitação.
Na ZCET
A convergência dos ventos de W e de E favorecem a formação de frentes frias, que posteriormente se deslocam em direção ao equador provocando chuvas. Já nas latitudes de cavalos (altas pressôes) ocorre a subsidência de ar, inibindo os movimentos convectivos e conseqüentemente, impedindo a formação de nuvens e precipitação.
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
(Click na imagem para visualizá-la melhor!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário